sábado, 18 de junho de 2011

Amar é difícil ??? Amar os que me perseguem é impossível ???


Amar é difícil ??? Amar os que perseguem é impossível ???

Senhor, como posso amar verdadeiramente, os que me perseguem, tentam me prejudicar e não me compreendem, não me perdoam e me julgam, e ainda me olham e me acusam de coisas que não fiz e que fiz ?

A resposta está aqui: Evangelho de Jesus segundo São Mateus, Capítulo 5, verso 44.


44 Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.


A palavra final desse versículo mostra-nos uma forma de começar a amar, todos que me perseguem não me perdoam e que também não querem mais minha presença.

“...orai pelos que vos [maltratam e] perseguem...”

Pronto.

É possível amar a todos e aos inimigos, e talvez o segredo para isso esteja no discernimento dessa palavra.

Quando você ora, reza, está rezando a Deus, certo? Quem é Deus? Deus é AMOR, certo? E Ele nos amou primeiro.

Quando passamos a orar pelos “difíceis” começa uma obra de Deus, que dará condições de amá-los, em oração!!! Como?

Quando eu faço oração à Deus pelos meus amados, que são minha família, meus amigos, estou amando-os, com o amor verdadeiro que provém do Pai, e que habita no nosso coração!!!

A graça de Deus que meu coração deseja expor é, primeiramente, a questão de amar a todos, amar aos meus inimigos, aos que me maltratam e perseguem.

Orando por eles, sinto que é um primeiro passo para alcançar a capacidade de amá-los. E não mais somente aos que eu amo, observando, essa palavra:  “...orai pelos que vos [maltratam e] perseguem...”

Inicialmente, perseverando nessa oração, a segunda graça de Deus, nesse ponto, vai sendo derramada no coração aberto do Marcelo, pelo Senhor.

Essa segunda graça é a de perdoar, antes que me peçam perdão, pois se eu ficar esperando o dia em que os que me maltratam e perseguem, se derem conta de que isso não é uma atitude cristã, e vieram a ter comigo para que haja o perdão e a reconciliação, se eu esperar, a couraça se forma no meu coração e eu nem percebo, e passarei a responder às ofensas, e deixarei de ao menos tentar cumprir o que Deus nos manda.

Se um dia, se aproximar de mim algumas dessas pessoas, com a intenção de me pedir perdão, penso comigo, talvez eu possa responder:

A cada oração que fiz por ti, a cada dia, durante todos os anos, eu fui aumentando o meu amor por você, e diminuindo o sentimento de raiva e de rancor;

Assim em Deus, não preciso de esforço algum para lhe conceder o perdão que me pede, dou-lhe o perdão que vem sendo germinado, todos os dias no poder do Espírito Santo, o Paráclito, então, esteja certo, que esse perdão provém da graça de Deus, e então ele é o perdão verdadeiro, que eu trago não por mim mesmo, mas porque lá dentro do meu coração, eu descobri o amor de Deus, é esse amor, incondicional que nos permite essa graça.

Caso contrário, de outra maneira, de fato é difícil amar quem te persegue e maltrata!

Perdão humano é muitas vezes apenas hipocrisia momentânea, que no primeiro tropeço, ele volta a ser comentado!!! Jesus é misericordioso, não questionou o passado de ninguém que recorreu à sua divina misericórdia. Perdoou, Salvou, e Curou!!!


Marcelo Simões dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário