domingo, 31 de outubro de 2010

A vida é uma festa !!!


São João
Capítulo 2, 1-11

1 Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.2 Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.3 Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.4 Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.5 Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.6 Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.7 Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima.8 Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.9 Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo10 e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.11 Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Essa passagem da bíblia, é muito conhecida, porque desejamos que o Senhor realize milagres em nossas vidas, e sempre a reflexão que mais nos chama a atenção, é o milagre da transformação da água em vinho.

Por esses dias, passei a refletir sobre essa palavra de salvação. O Espírito Santo deu-me uma direção e eu acolhi em meu coração algo de muito valor, a nós todos que precisamos do amor e da misericórdia do Senhor para nossa caminhada de fé.

É evidente que o milagre de Jesus, é o mais importante, mas percebam um fato interessante, logo no início do capítulo, nos versos 1 e 2, antes de acontecer o milagre, há algo de imenso valor para nossa vida, e que temos que contemplar, refletir, e buscar, pelo discernimento dado pelo Espírito Santo, entender, e iniciar uma nova forma de nos colarmos diante do Senhor!!!

1 Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.2 Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.

O cenário é uma festa de casamento, uma celebração, e nessa festa, ali estavam como convidados o Nosso Senhor Jesus Cristo, e sua mãe, Maria Santíssima!!!
Não se percebe a presença dos noivos, a não ser depois que o milagre já havia acontecido, quando o chefe, já de posse do vinho em mãos, chama o noivo, e o indaga sobre a boa qualidade do vinho, conforme narra os versículos 9 e 10.
Eu penso que , naquela época como nos dias de hoje, haveria de ser uma situação bastante vergonhosa aos noivos, se o vinho acabasse e não tivesse mais o que ser servido aos convidados!
Bem, o ponto principal que esse pequeno texto nos convida à reflexão, é:

A festa pode ser vista como cada dia da nossa vida, é preciso nos colocar em atitude de humildade de espírito diante disso e nos perguntar, se estamos  convidando, todos os dias da nossa festa (vida), o Nosso Senhor Jesus Cristo, e sua mãe, Maria Santíssima.

Façamos esse convite diariamente, todas as manhãs, todas as tardes, ou todas as noites!

A nossa fé, pode nos direcionar à mesma posição dos noivos, ou seja, naquela ocasião havia um problema iminente, contudo, tal problema foi totalmente solucionado, sem que os noivos ficassem sabendo, através do milagre de Jesus, que era convidado.
É isso meus queridos irmãos, tenhamos Jesus como nosso convidado especial, por todos os dias da nossa festa (vida), não há nenhuma dúvida, pela palavra do evangelho, que as coisas desagradáveis que estariam também como um perigo iminente em nossas vidas, serão milagrosamente acolhidos e tratados pelo nosso Senhor, e talvez nem ficaremos sabendo que algo ruim poderia ter acontecido e não aconteceu, porque o Senhor está presente.

Talvez nem precisaria citar a importância de convidar-mos Nossa Senhora, Maria Santíssima, mão do Nosso Senhor.

Sua poderosa intercessão está fortemente presente na palavra, principalmente no momento em que o Nosso Senhor afirma que, naquela ocasião, a hora ainda não havia chegado, ainda assim, Jesus Misericordioso realiza o milagre!

Irmãos queridos, em toda a palavra Deus, nosso Pai, realiza toda a sua obra de salvação, através dos homens e mulheres, precisamos nos jogar todos os dias dentro das talhas, como água, e deixar que o Senhor realize os milagres da transformação de nós mesmos, e de todos quantos pudermos levar conosco para serem transformados pelo poder do Nosso Senhor e Salvador, em vinho novo!!!

Façamos como os noivos, convidemos o Nosso Senhor Jesus Cristo, e sua mãe, Maria Santíssima, para ficar conosco em nossa festa. (todos os dias de nossa vida), e com fé, festejemos sempre felizes e sem preocupações exageradas, porque não há nenhum mal que irá nos vencer, quando Cristo está conosco!!!

A Paz e o Bem!!!


Marcelo Simões dos Santos da
Georgia  Cristina de Lima Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário