quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cura Interior


O que é Cura Interior ?
Cura interior é a restauração de nossa personalidade, a chave para a cura plena de uma pessoa. Cada dia é um dia de surpresas que o Senhor nos reserva para colher d'Ele mesmo o caminho de cura que necessitamos trilhar. Podemos confiar e nos abrir sem medo à ação do Espírito Santo , pois, Ele trabalha para o nosso bem e nosso crescimento. Todos nós temos uma história e ela é o caminho para nos conhecermos melhor e trilharmos um rumo, tanto de cura como de crescimento, em nossas vidas.

O que devo fazer para iniciar esse processo de restauração na minha vida ?
Para iniciar o processo de cura interior, o primeiro passo é perdoar. Sem perdão aos outros ou a si mesmo, vamos nos arrastar na nossa caminhada com Deus. O perdão  é um ato da vontade e não de sentimento. Assim como eu desejo ser perdoado por Deus pelas minhas faltas, eu preciso perdoar os outros: "quando estiverdes rezando, perdoai tudo que tiverdes contra alguém" (Mc 11,25).

Como vai acontecer esse processo na minha vida ?
Num processo de cura interior, é muito importante que observemos alguns aspectos fundamentais. O primeiro deles é o exercício de uma verdadeira, autêntica e profunda vida espiritual. Por meio da intimidade com o Senhor, somos introduzidos num processo de cura, pois essa intimidade nos leva ao conhecimento de Deus e, consequentemente, ao autoconhecimento.

Nesse momento com o Senhor, o Espírito Santo está em ação e ilumina nossa inteligência, esclarecendo-a sobre fatos, realidades profundas, sentimentos, verdades religiosas e o plano de Deus para determinados momentos, mesmo que estes sejam muito dolorosos, ajudando-nos a tirar conclusões sábias.

O Espírito Santo também age na nossa vontade, inspirando-nos em decisões acertadas, firmes, perseverantes, corajosas e criativas. Ele concede à vontade motivações sobrenaturais claras, convincentes e gratificantes, as quais nos impulsionam a agir com muito vigor, a entender com amor as motivações das pessoas que nos provocaram algum constrangimento ou foram causas de traumas profundos.

O Espírito Santo age ainda na nossa imaginação, na nossa memória e afetividade concedendo-nos imagens esclarecedoras, sejam elas acontecimentos do passado ou da vida cotidiana. Ele pode nos inspirar sentimentos como compaixão, alegria, piedade, vigor, gratidão entre outros, os quais são capazes de transformar, de dar vida nova aos corações e de nos reconciliar com a nossa própria história.

A busca intensa de Deus e da Sua verdade é muito importante, porque temos imagens e impressões muito deformadas dos acontecimentos, das pessoas e de nós mesmos. Não basta, entretanto, deixarmos que Deus retire a casca grossa das nossas feridas, é preciso permitir que a Sua luz penetre nas raízes das nossas feridas mais profundas, sobre as quais muitos de nós não têm conhecimento e que são verdadeiros obstáculos para a vivência da salvação em nossas vidas.

A obra de salvação de Deus em nossa vida passa pelo autoconhecimento. Este acontece à medida que o Espírito Santo nos revela a nossa verdade interior. Quanto mais nos aproximamos de Deus em espírito e verdade, tanto mais Ele nos revela a nossa realidade interior. É interessante observarmos isso, porque existem dois motivos que nos impedem de sermos curados e livres: a ignorância e o medo de olharmos para dentro de nós mesmos; geralmente, preferimos culpar os outros. Quanto mais profunda for a ferida, maior será o amor de Deus para nos curar.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário