quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Seminário dos mandamentos e sacramentos

"Se guardardes os meus mandamentos , sereis constantes no meu amor , como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor . Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós , e a vossa alegria seja completa ." ( Jo 15 , 10-11 )



Querido irmão(ã) , você sabe quais são os mandamentos da lei de Deus ? Com certeza você está agora buscando na memória aquela lista de dez “coisas” que a sua catequista te ensinou e você decorou , mas que ao longo do tempo foi ficando de lado e esquecido . Quais são os mandamentos de Deus ? Por que isso é importante para mim hoje ? Preciso “decora-los “ de novo ? Meu irmão(ã) o importante não é “decorar “ , mas sim entender , guardar, amar a lei de Deus .
No antigo testamento,Deus falava ao seu povo através de Moisés em Deuteronômio 28,1: ”Se obedeceres fielmente à voz do Senhor,teu Deus , praticando cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje te prescrevo , o senhor , teu Deus,elevar-te-á acima de todas as nações ” . E expõe uma lista de bênçãos prometidas aqueles que andam nos mandamentos.Jesus retomou os mandamentos no novo testamento ,aperfeiçoando a lei ,não aboliu uma vírgula , mas manifestou a força do Espírito em ação neles.Quando lhe perguntaram : ” qual é o maior mandamento da lei ?” (Mt22,36 ), Jesus responde : ”Amarás ao senhor, teu Deus , de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.Este é o maior e o primeiro mandamento.O segundo é semelhante a esse : ” amarás o próximo como a ti mesmo.Desses dois mandamentos dependem toda lei e os profetas” (Mt22,37-40). Os dez mandamentos devem ser interpretados à luz desse duplo e único mandamento do amor.

Para andar na bênção , é preciso andar na lei do Senhor ,que se resume no amor .
Quem ama profundamente a Deus , ama-o acima de todas as coisas , não toma seu santo nome em vão e guarda os domingos e as festas.
Quem ama o próximo ,honra os pais,não mata ,não peca contra a si mesmo ,ferindo a sua castidade. Não rouba ,não levanta falso testemunho ,não deseja a mulher ou o marido do próximo e não cobiça as coisas dos outros.
E isso não se trata de seguir ”regrinhas” para ficar com a consciência limpa ,mas se trata de obedecer a uma lei de amor , como consequência de amar aquele que me criou . Eu amo, por isso obedeço.
Obedecer aos mandamentos é um sinal de amor a si mesmo, ignorá-los , é desprezar algo que está inscrito na própria alma,na nossa identidade de filhos de Deus . Muita gente não experimenta a graça de Deus ,porque falha na vivência do amor e da obediência aos mandamentos,sem falar nos estragos que causam ao seu interior e na vida dos outros.
Porém é sempre tempo de voltar , de retomar a nossa caminhada com Deus.Ele não nos condena por nossas fraquezas,mas está sempre disposto a nos dar uma chance de recomeçar ! Deus não desiste de nós !
Meditemos nisso !!
E lembrando ainda da sua catequese , você se lembra dos sacramentos ? Também era uma luta para decorar ? Com quantos anos você foi batizado ? Com quantos anos recebeu a sua primeira comunhão ? Com quantos anos se confessou pela primeira vez ?
E hoje , ainda renova suas promessas batismais ? Comunga aos domingos ? Busca a confissão quando o coração fica apertado ?

"Os sacramentos são o grande tesouro da Igreja e cada um de nós tem a tarefa de celebrá-lo com frutos espirituais. Neles, um evento sempre surpreendente toca nossa vida: Cristo, através dos sinais visíveis, que vêm ao nosso encontro, nos purifica, nos transforma e nos torna participantes de sua amizade divina", exortou o nosso Papa Bento XVI .

Nós não podemos desprezar este tesouro .Muitas vezes por não buscarmos os tesouros de Deus , nos tornamos mendigos espirituais , sofremos todas as carências sem necessidade, porque o nosso Pai Celeste é rico e quer nos encher com suas riquezas .
Neste Seminário que vamos iniciar no dia 06/09/2010 no nosso Grupo de Oração Água Viva da Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa , meditaremos sobre tudo isso , do jeito que você já conhece : com muito louvor, oração e pregação da Palavra de Deus . Mas se você ainda não conhece o nosso Grupo de Oração está feito agora um convite : esperamos por você , todas as segundas-feiras a partir das 19:30h , na Rua Profª Maria Hosni Cury , 134 – Jardim Tremembé . Sua presença alegra o nosso coração e mais ainda alegrará o coração de Deus !!!


Temas :

 
06/09/2010- Tema : 1º Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas .

13/09/2010- Tema : 2º Mandamento: Não pronunciar seu Santo nome em vão .

20/09/2010- Tema : 3º Mandamento : Guardar Domingos e festas de guarda .

27/09/2010- Tema : 4º Mandamento : Honrar pai e mãe.

04/10/2010- Tema : 5º Mandamento : Não matar.

11/10/2010- Tema : 6º Mandamento : Não pecar contra a castidade .

18/10/2010- Tema : 7º Mandamento : Não furtar.

25/10/2010- Tema : 8º Mandamento : Não levantar falso testemunho .

01/11/2010- Tema : 9º Mandamento : Não cobiçar a mulher do próximo

08/11/2010- Tema : 10º Mandamento : Não cobiçar as coisas alheias .

15/11/2010 – Tema : Sacramentos da iniciação cristã .

22/11/2010- Tema : Sacramentos de cura .

29/11/2010- Tema : Sacramentos de serviço



Nenhum comentário:

Postar um comentário