segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Seminário dos mandamentos e sacramentos - 9º Tema : Não cobiçar a mulher do próximo.



Cobiça
s.f. Ato ou efeito de cobiçar.Desejo imoderado de possuir.

Esta pequena palavra de um significado tão devastador , tem sido pedra de tropeço para muitos homens e mulheres . Vimos no Grupo de Oração do dia 01 de novembro a história do Rei Davi , que tomado pela cobiça foi se enredando em vários outros pecados até chegar ao limite de mandar assassinar um homem . O pregador deste tema foi o Nilson ( Ministério Pedro - G.O.Água Viva ), que junto com sua esposa Ana Glória nos deram um testemunho corajoso e verdadeiro . Meditando na Palavra que lemos em : II Samuel 11 e 12 , vendo as consequências trágicas e os pecados mais horríveis que se aliam à cobiça (mentiras , dissimulação , adultério) , entendemos porque o Senhor nos adverte a não lançar olhares de cobiça  nem ao marido , nem à mulher do próximo . Nos nossos dias " cobiçar a mulher do próximo" tem se tornado normal , as famílias ( homens e mulheres ) são bombardeados por imagens , cenas , escritos onde se deixa claro que    " olhar não faz mal a ninguém ", isto é um incentivo à cobiça , pois o Senhor Jesus já nos ensinou que "... todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher , já adulterou com ela em seu coração ."(Mt 5 , 28).
Muitas famílias , muitas vidas tem sido destruídas por causa da cobiça . O Rei Davi quando tomou consciência de todo o seu pecado entoou um salmo de arrependimento e pedido de perdão :
" Tende piedade de mim , Senhor , segundo a vossa bondade . E conforme a imensidade de vossa misericórdia apagai a minha iniquidade . Lavai-me totalmente de minha falta , e purificai-me de meu pecado .Eu reconheço a minha iniquidade ; diante de mim está sempre o meu pecado . Só contra vós pequei ; o que é mau fiz diante de vós . Vossa sentença assim se manifesta justa , e reto o vosso julgamento ."(Salmo 50 , 3-6)
Vamos retirar das nossas casas , dos nossos hábitos tudo que se tornou um instrumento de cobiça: materiais pornográficos , certos programas de televisão , alguns sites da internet , conversas maliciosas , enfim tudo que tem nos incentivado à cobiça . Rogando incessantemente a Deus que tenha piedade de nós e nos perdoe todas as nossas faltas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário